Urologista em Goiânia
exame de toque

Exame de toque: desfaça seus preconceitos

De 10 a 15 segundos é o tempo necessário para fazer o exame de toque, popularmente conhecido como exame de próstata. Além de rápido, o procedimento é indolor e uma das formas mais eficientes para detectar o aumento natural da glândula (a hiperplasia benigna) e o câncer de próstata.

No Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atingindo 1 em cada 7 indivíduos. Ainda assim, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal. Isso mostra que o procedimento ainda é visto com preconceito por grande parte deles, por medo de atingir a masculinidade.

O câncer de próstata demora cerca de quatro anos para se manifestar e, por meio do exame de rotina, é possível detectar precocemente o surgimento de anormalidades, garantindo um tratamento mais efetivo e uma maior chance de cura. Daí a importância de fazer o exame preventivo uma vez por ano, pois quanto mais cedo for identificada uma anormalidade, mais eficiente será o tratamento.

Como funciona

O exame é muito simples: o médico urologista usa uma luva descartável nova, com lubrificante, e introduz o dedo indicador no reto, que é a porção final do intestino grosso.

Durante os segundos do exame de toque, o médico, por meio do tato, avalia o tamanho, densidade e formato da próstata, procurando por caroços, pontos moles ou endurecidos e outras anormalidades. Para facilitar a deslocamento da mucosa anal, o médico pode solicitar que o paciente faça uma força similar à de defecar.

Quando o exame de toque é indicado

A American Cancer Society publicou recentemente um novo consenso sobre as indicações de realização dos exames preventivos de toque, incluindo a idade:

  • 45 anos para os casos de risco alto: afrodescendentes, obesos ou homens com parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de próstata antes dos 65 anos;
  • 50 anos: para os homens com risco igual ao da média.

O procedimento é feito normalmente para checar o crescimento da próstata do homem. Um tumor na próstata pode, muitas vezes, ser revelado através de um inchaço detectável através do tato.

Para confirmar a existência do tumor, é realizada a avaliação dos níveis de PSA (substância produzida somente pelas células da próstata), por meio de um exame de sangue. Quando o homem tem um câncer na região há um aumento dessa substância no corpo.

O toque também é realizado para verificar se o tumor na próstata se espalhou para outros tecidos ou se voltou a afetar a próstata após o tratamento. E ainda pode ser feito para diagnosticar hemorroidas, fissuras e fístulas anal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe