Urologista em Goiânia
Fimose e infecção urinária

Fimose e infecção urinária: entenda a relação

Fimose é a consequência de um prepúcio muito apertado, que deixa apenas um orifício estreito e não pode ser puxado para trás. O prepúcio é a pele que cobre a glande. Na maioria dos meninos pequenos, no nascimento, o prepúcio é longo e estreito e a fimose é usual. Gradualmente, à medida que a criança cresce, o prepúcio se torna mais macio e seu orifício se expande.

A fimose é removida espontaneamente, antes da idade de um ano na maioria dos meninos e antes da puberdade em praticamente todos os outros. Em situações muito raras, a persistência da fimose pode exigir tratamento, que consiste em aplicar um creme corticosteroide no prepúcio por algumas semanas. A cirurgia é excepcionalmente necessária.

A fimose predispõe à infecção urinária.

Obstrução e disfunção estão entre as causas mais comuns de infecção urinária. As enterobactérias derivadas da flora intestinal colonizam o saco prepucial, a superfície glandular e a uretra distal. As bactérias aderem à camada interna da pele do prepúcio. Uma grande variedade de anomalias congênitas do trato urinário pode causar infecção pela obstrução como, por exemplo, válvulas uretrais, obstrução da junção pélvico-ureteral ou estase não-obstrutiva da urina.

Esmegma, fimose e a infecção urinária

A ligação direta entre fimose e infecção urinária é, na verdade, o esmegma (as partículas esbranquiçadas e mal-cheirosas que se acumulam sob o prepúcio). Ele é um meio de cultura muito bom para as bactérias se acumularem e crescerem. Nem todos os indivíduos com fimose desenvolvem a infecção, desde que o esmegma esteja livre de bactérias.

Por outro lado, os garotos/homens sem fimose, mas com o prepúcio intacto, podem desenvolver infecções se não praticarem boa higiene, o que permite que as bactérias cresçam sob o prepúcio. Portanto, pode-se afirmar que a fimose é um fator agravante, pois dificulta a limpeza e favorece o acúmulo de bactérias.

Opções de tratamento

As opções dependem dos sintomas que ocorrem. A maioria dos casos é facilmente tratada com boa higiene, cremes e pomadas.

Aconselha-se a limpeza do pênis diariamente com água, evitando-se o uso do sabão, espuma ou xampu nos genitais e secar sob o prepúcio após urinar.

Uma operação para liberar cirurgicamente as áreas onde o prepúcio fica preso à glande também pode ser possível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe