fimose

Seu filho tem fimose? Saiba o que fazer

Alguns pais podem ter a preocupação com o filho, a respeito da fimose. Nesse artigo, vamos esclarecer o que é a fimose e o que se deve fazer a respeito dessa condição.

O que é a fimose?

Durante os primeiros anos de vida da criança, o prepúcio fica preso à glande por uma fina membrana. Essa membrana, ou tecido conjuntivo, se dissolve naturalmente – um processo que não deve ser apressado.

A fimose acontece quando essa membrana não se dissolve e a glande não fica exposta quando o prepúcio é puxado. Há então um acolamento do prepúcio à glande.

E se meu filho puxar o prepúcio?

Quando um garoto puxa seu prepúcio, ele geralmente o puxa para fora. Isso é normal e natural e não causa preocupação. Ele não se machucará.

O prepúcio pode ser puxado para trás, quando sua superfície interna se separa da glande e a abertura do prepúcio se alarga. Esse processo acontece naturalmente na infância ou durante a puberdade e, geralmente, até os 18 anos. 

Mesmo que a glande se separe do prepúcio naturalmente na infância, ele ainda pode não ser puxado para trás porque a abertura do prepúcio do bebê, em alguns casos, tem apenas o tamanho suficiente para a passagem da urina.

Como ensinar a criança a lavar?

Não há necessidade de limpar minuciosamente o prepúcio. Apenas ensine o menino a lavar o pênis da mesma forma que qualquer outra parte do corpo.  Oriente que essa região deve estar bem limpa, como todas as outras partes do corpo estão.

O que acontece se meu filho realmente puxar o prepúcio?

Puxar o prepúcio para que ele se solte do membro pode causar o rompimento do tecido conjuntivo. Além de muita dor, a criança pode ter os seguintes problemas:

  • uma ferida pode se abrir;
  • pode haver parafimose (prepúcio preso atrás da glande);
  • pode haver fimose (ferida e cicatrização da membrana ao redor da glande).

E se meu filho tiver fimose?

Se o prepúcio não se soltar da glande ao longo da infância e puberdade, o médico pode prescrever cremes e algum outro medicamento para que isso ocorra com facilidade. Se ainda assim não acontecer, poderá ser realizada uma cirurgia para remoção da fimose.

A postectomia ou circuncisão é a cirurgia que consiste na retirada de uma espécie de anel fibroso que impede a exposição da glande e, assim, facilitar a higiene do local. 

Talvez alguns pais, possam achar esse assunto delicado e difícil de conversar, mas conversar com um urologista ou pediatra é sempre uma ótima ideia. Qualquer dúvida sobre o assunto ele estará pronto a responder. É normal ter alguns questionamentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários
Dr. Pedro Henrique Moreira

Posted by Dr. Pedro Henrique Moreira