Urologista em Goiânia
hematúria

Hematúria: conheça as causas do sangue na urina

A incidência de sangue na urina é uma descoberta que causa preocupação. Conhecida como Hematúria, a urina com sangue não é caracterizada como uma doença, mas um alerta do corpo de que há um problema que deve ser investigado cuidadosamente.

Classificação

A hematúria pode ser microscópica ou macroscópica. Na microscópica, as células são identificadas na urina somente com o uso do microscópio. Na macroscópica, podem ser detectadas a olho nu, pela coloração escura e avermelhada da urina.

Pode-se também classificá-la em sintomática e assintomática. Na sintomática, os sintomas que acompanham o sangramento permitem estabelecer uma hipótese para o problema. A assintomática oferece maior dificuldade para identificação da causa e o tratamento adequado.

Por último, pode-se classificar a hematúria como inicial, quando aparece no princípio da micção; terminal, quando identificada ao final da micção; ou total, durante toda a micção.

Causas

Vários tipos de doenças podem provocar a perda de sangue pela urina. Em alguns casos, a hematúria costuma ser um sinal de infecção urinária. Contudo, pode também ser indício de doença mais grave ou, ainda, não ter nenhum significado importante, com relevância clínica.

Algumas causas de sangramento urinário são:

  • câncer de rim;
  • câncer de bexiga;
  • câncer de próstata;
  • câncer de uretra;
  • cálculo renal (pedra nos rins);
  • infecção no trato urinário ou nos rins;
  • aumento ou infecção da próstata;
  • problemas renais de causas imunológicas, hipertensivas ou diabéticas;
  • irritação na bexiga (cistite);
  • exercícios físicos intensos e corridas de longa distância;
  • pancada forte nas costas ou na lateral do tronco, machucando os rins e causando hemorragia;
  • uso de medicamentos, especialmente os anticoagulantes;
  • alguns alimentos (beterraba).

Alguns casos sequer apresentam causa aparente ou específica. Porém, como pode apresentar problemas mais sérios, o sangramento urinário deve ser examinado por um médico especialista.

Diagnóstico

Para um diagnóstico preciso, o médico pode solicitar diversos tipos de exames, como o de urina, citológico, de imagem, urografia intravenosa, testes de sangue, cistoscopia e ultrassom dos rins.

Além disso, o médico registrará todos os eventos detalhados dos sintomas apresentados, para determinar a causa do sangramento. Algumas vezes, a urina pode apresentar cor avermelhada ou acastanhada por razões distintas e não relacionadas com o aparelho urinário.

No caso das mulheres, o diagnóstico também consiste em verificar se o sangue seria do aparelho urinário ou da vagina, observando se a urina foi colhida durante o período menstrual.

Tratamento

Além de depender da causa, não há um tratamento específico para a hematúria. Cada uma das causas apresenta uma forma de tratamento diferente e, em muitos casos, não é necessário tratamento. Em qualquer situação, exige-se avaliação e acompanhamento urológico específico.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe