Urologista em Goiânia
HPV

Por que homens e mulheres devem se vacinar contra o HPV

Sigla inglesa para o termo Papiloma vírus humano, o HPV é um tipo de vírus que atinge a pele e a região das mucosas do corpo humano. Essa doença pode ocasionar verrugas e, em casos mais graves, lesões que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o de garganta e o de colo do útero.

O HPV é transmitido por meio do contato com a pele contaminada pelo vírus, sendo considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Estudos recentes revelam que cerca de 90% da população mundial já tiveram contato com o vírus durante a vida.

Porém, mais de 80% das pessoas afetadas não desenvolvem a doença, pois o corpo elimina o vírus de forma natural. Especialistas afirmam que a melhor forma de prevenção é a vacina do HPV.

Essa doença também pode ser transmitida de mãe para filho na hora do parto. Isso acontece devido à infecção na área genital. A boa notícia é que um número pequeno de crianças desenvolve a doença quando transmitida dessa forma.

Já foram registrados mais de 200 tipos diferentes de HPV. Apenas 14 deles causam lesões que podem levar ao desenvolvimento de câncer. Para definir o tipo de HPV que o paciente carrega, são realizados testes genéticos, como o PCR, e o teste de captura híbrida. Eles trazem várias informações, como a carga viral.

Causas e sintomas

Cerca de 98% das contaminações de HPV acontecem durante a relação sexual. É importante ficar atento! A troca de fluidos não é necessária para que a contaminação aconteça. O simples contato entre as regiões genitais já é suficiente para a transmissão do vírus.

Dito isso, é fácil perceber que uma forma de prevenção da doença é o uso da camisinha, que evita o contato direto entre os órgãos genitais. Porém, existem outras formas de transmissão da doença, como compartilhamento de roupas íntimas, que são mais raras de acontecer.

No caso do HPV, o principal sintoma registrado por quem sofre da doença é o surgimento de lesões e verrugas na pele. Geralmente, essas lesões não são visíveis a olho nu e só aparecem em exames específicos para detectar o problema.

Prevenção

A vacina do HPV é a melhor forma de prevenção da doença. Apesar de atingir mais a população feminina, é de extrema importância que os homens também se vacinem contra esse vírus. A eficácia da vacina já foi comprovada e documentada cientificamente, o que aumenta ainda mais a confiança e os benefícios para a população.

A vacina do HPV impede que a infecção ocorra, além de evitar que as lesões evoluam. Porém, é preciso ter cuidado! Para que a vacina seja o mais eficiente possível, o ideal é que a pessoa a receba antes do contato com o vírus. Isso aumenta as chances de prevenção da doença. As vacinas contra o HPV estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e também em clínicas particulares.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe