Infecção urinária

Infecção urinária é transmitida pelo sexo?

A Infecção do trato urinário ou infecção urinária é uma infecção que pode afetar uma ou mais partes do sistema urinário: os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra. É mais frequentemente manifestada por dor ou sensação de ardor ao urinar, às vezes por dor abdominal e febre.

Relações sexuais x infecção urinária

A atividade sexual é uma das formas mais comuns pelas quais as bactérias entram no trato urinário. Noventa por cento das infecções do trato urinário são o resultado da bactéria Escherichia coli que penetrou na uretra e além dela.

As bactérias E. coli são mais frequentemente encontradas no trato gastrointestinal ou nas fezes. Elas podem se mover do ânus ou do trato gastrointestinal para para as mãos, boca, genitais ou um brinquedo sexual do parceiro.

O sexo também pode levar as bactérias para dentro do corpo através da penetração, o que cria uma maior probabilidade de uma infecção. Se já existe uma infeção do trato urinário, a penetração pode reinfectá-lo ou introduzir uma nova fonte de bactérias. Isso pode levar a um tempo de recuperação mais longo.

Relações sexuais, especialmente se forem intensas e frequentes após um período de abstinência, podem aumentar o risco de complicações e potencialmente colocar o parceiro em risco. Por isso, recomenda-se que se espere para fazer sexo até que se esteja livre de sintomas e tenha terminado todo o tratamento.

Uma infecção do trato urinário não é uma doença sexualmente transmissível (DST) e não é considerada uma condição contagiosa. No entanto, pode-se passar a bactéria entre os parceiros. Em alguns casos, a infecção urinária pode, na verdade, ser um efeito colateral de uma doença sexualmente transmissível, como clamídia ou tricomoníase. Dicas para um sexo seguro na infecção urinária.

Caso decida-se envolver em atividade sexual, apesar da infecção urinária, há várias dicas a serem lembradas:

• A primeira delas é prestar bastante atenção aos sintomas. Se houver vontade súbita de urinar, faça uma pausa. Manter a urina presa quando há necessidade de liberá-la pode aumentar o risco de outra infecção ou complicar os sintomas.
  • Urinar antes e depois do sexo pode parecer tedioso e menos romântico, mas é extremamente necessário nessa situação. Deve-se ir para o banheiro assim que a ação estiver concluída. Desta forma, poderão ser  eliminadas quaisquer bactérias que possam ter encontrado o caminho para a uretra.
  • Não é raro que bactérias ao redor do ânus se aproximem da abertura uretral durante o sexo com penetração. Isto é especialmente verdade se o sexo anal estiver envolvido. Lavar-se após a relação sexual pode ajudar a removê-las.

Reduza o risco de espalhar bactérias, evitando a troca de orifícios, não passando da vagina para o ânus, ou vice-versa. Sexo oral deve ser evitado.