Insuficiência renal aguda

Insuficiência renal aguda: sintomas, causas e tratamentos

Todos os órgãos do corpo humano desempenham funções de grande importância para o correto funcionamento do organismo, e, no sistema excretor, os rins são vitais, pois são os responsáveis por filtrar sais, líquidos e resíduos presentes no sangue para que possam ser eliminados. No entanto, e devido a uma série de fatores, eles estão sujeitos a problemas, e um dos mais preocupantes é a insuficiência renal aguda.

Trata-se de um quadro no qual os rins perdem parte de sua capacidade de filtração de maneira abrupta, e pode ocorrer em período variável. É extremamente preocupante, pois, quando o sangue não é filtrado corretamente, sua composição é alterada e diversos prejuízos são causados ao organismo. Por isso, deve ser diagnosticada o mais rápido possível.

Principais sintomas

Os sintomas mais recorrentes da insuficiência renal aguda incluem:

• sono excessivo;
  • perda de apetite;
  • sensação de falta de ar;
  • cansaço em excesso;
  • inchaço nos membros do corpo, causado pela retenção de líquidos;
  • dor e pressão no peito;
  • confusão mental;
  • náusea e vômito;
  • coma, em casos mais graves no qual o tratamento não é realizado ou é realizado tardiamente.

Causas da insuficiência renal aguda

Existem diversas causas que podem levar ao quadro em questão. Dentre elas, está a diminuição do fluxo de sangue aos rins, que pode ser causada por anafilaxia, como em picadas de cobras peçonhentas, doenças cardiovasculares, desidratação, entre outras condições.

Alguns medicamentos também são capazes de causar a insuficiência, como aqueles para hipertensão e os antibióticos, corantes utilizados em alguns contrastes para a realização de exames de imagem e mesmo remédios para dor de uso muito comum, como é o caso do ibuprofeno.

Por fim, existem aquelas condições que causam danos aos rins, como substâncias tóxicas, doenças autoimunes como o lúpus, infecção renal, coágulos de sangue formado em torno dos rins e inflamação dos vasos sanguíneos. A obstrução dos ureteres, canais que conduzem a urina para fora do corpo, também pode levar à insuficiência.

Tratamentos disponíveis

Como existem muitas causas para a insuficiência renal, o tratamento varia muito, pois visa combater a causa que desencadeou o problema. Para isso, são realizados exames de urina e de sangue.

Assim, o tratamento pode consistir na troca da medicação utilizada pelo paciente caso seja algum medicamento que esteja causando a condição, hidratar o paciente para que os níveis eletrólitos seja restaurado, se tiver sido causada pela desidratação, etc.

No entanto, existem algumas recomendações gerais, como mudanças na dieta para obter a quantidade de líquido necessária e facilitar a excreção, e uso de medicamentos diuréticos.

Em alguns casos, em que os níveis de potássio estão muito altos, representando ameaça à vida do paciente, pode-se recorrer à diálise. Mas ela ocorre apenas uma parcela dos casos de insuficiência renal aguda e deve ser determinada por um médico capacitado.