insuficiência renal crônica

Insuficiência renal crônica: o que é e como tratar

A insuficiência renal crônica ocorre quando os rins perdem capacidade de funcionamento gradualmente. Geralmente, uma doença, ou outro problema de saúde, acaba afetando os rins, causando danos. Aos poucos os órgãos vão deixando de exercer seu papel.

A perda da função dos rins pode ocorrer em poucos meses ou ao longo de vários anos. As doenças e situações que causam a insuficiência renal são: diabetes, hipertensão, infecções renais frequentes, uso excessivo de determinados medicamentos e uso de substâncias químicas tóxicas.

Como os rins não conseguem exercer corretamente suas funções, ocorre acúmulo de líquidos e resíduos no corpo. Além disso, há queda na produção de vitamina D e dos glóbulos vermelhos.

Quais são os sintomas da insuficiência renal crônica?

Quando os rins passam a apresentar problemas e não conseguem manter o funcionamento máximo, aparecem os primeiros sintomas da insuficiência renal crônica:

• Fadiga

• Dores de cabeça

• Pele ressecada

• Coceiras pelo corpo

• Perda de peso sem motivo

• Redução do apetite

Conforme os rins vão gradualmente piorando e deixando de exercer suas funções, outros sintomas aparecem, como:

• Sonolência

• Muita sede

• Dificuldade para se concentrar

• Dormência nas extremidades do corpo, como mãos e pés

• Inchaços das mãos e das pernas

• Dor nos ossos

Como é feito o tratamento para esse problema?

Após o diagnóstico da enfermidade, o paciente é então direcionado para tratamentos, a fim de melhorar sua qualidade de vida.

O transplante de rim é uma das últimas alternativas, quando não há mais o que fazer pelo órgão e a pessoa está o tempo todo fazendo hemodiálise.

Quando a insuficiência renal ainda é leve, o primeiro passo é fazer alterações na rotina e hábitos alimentares do paciente, além de manter a pressão arterial sob controle.

Medicamentos podem ser indicados para evitar níveis de fósforo muito altos no sangue. Suplementos de cálcio e de vitamina D também são indicados, para evitar problemas nos ossos.

O objetivo dessa primeira parte do tratamento é garantir a qualidade de vida e adiar ao máximo a perda completa das funções renais.

A hemodiálise é indicada quando os sintomas estão mais graves e mesmo com toda a mudança na rotina e alimentação do paciente não são observadas melhorias. Também é importante quando o rim já funciona precariamente.

A última alternativa é o transplante de rins, quando não há mais o que fazer por esses órgãos e o paciente depende totalmente da hemodiálise.

Como você pode ver, a insuficiência renal crônica é consequente de outras doenças que acabam danificando os rins e vai se agravando com o tempo. O único tratamento definitivo para o problema é o transplante renal. Os outros são paliativos, com o objetivo de garantir que a pessoa tenha qualidade de vida até conseguir realizar o transplante.