pênis

O que pode causar manchas no pênis e como tratar?

Ao notar uma erupção ou mancha no pênis, o homem costuma pensar no pior cenário e imaginar que se trata de um câncer ou uma infecção sexualmente transmissível (IST). Porém, assim como o resto do corpo, é perfeitamente normal que, ocasionalmente, apareçam algumas manchas no órgão sexual masculino.

Geralmente, as manchas não são relacionadas a uma doença de transmissão sexual, o que é o primeiro pensamento de quando surgem sintomas estranhos no órgão genital. De forma geral, as manchas são lesões que costumam ocorrer como reação fisiológica, ou por alguma condição na pele.

A região íntima é um local muito sensível, que pode inflamar devido ao contato com sabonetes, cremes, tecidos e devido ao uso de anti-inflamatórios, por exemplo. Nesses casos, é comum que a glande peniana inflame, causando vermelhidão ou manchas vermelhas de diferentes tamanhos. Nas situações de inflamações por contato, deve-se evitar o uso de produtos com muitos químicos na região íntima.

Higiene

O pênis limpo tem uma coloração e odor próprios. Por isso, existem algumas características evidentes de um pênis mal higienizado:

• cheiro forte e desagradável
  • placas brancas que descamam com o atrito
  • manchas avermelhadas
  • feridas
  • verrugas

Para o homem, às vezes, o odor forte pode não ser perceptível, por se acostumar.

Manchas e feridas no pênis que persistam por mais de 48 horas, no entanto, indicam que algo está errado. Coceira e dor no local sinalizam necessidade de investigação.

Capriche na higiene, use preservativos e observe. Caso haja manchas, feridas ou verrugas que persistam, procure o urologista. Lembre-se que as doenças nessa região são diagnosticadas conforme o aspecto clínico, ou seja, o médico precisa examinar.

Tipos de manchas penianas

Diferentes tipos de manchas penianas comuns incluem algumas características. Veja a seguir.

Verrugas

Protuberâncias cor de carne que, geralmente, aparecem em grupos ou clusters. Elas não são dolorosas, mas são altamente contagiosas.

Úlcera vermelha, sem dor

Uma ferida aberta que é essencialmente uma ruptura ou orifício na pele, também conhecida como cancro.

Bolhas ou lesões

Sacos vermelhos ou cheios de líquido que aparecem em grupos ou aglomerados. Eles são um sintoma doloroso do herpes genital. Depois que estouram, essas manchas ficam vermelhas e com crosta.

Erupções cutâneas com comichão

Ácaros que podem ser transmitidos por contato íntimo com um indivíduo infectado, inclusive contato sexual. Esses ácaros mordem, deixando manchas vermelhas com coceira em muitas partes do corpo, incluindo a virilha e genitais.

Ruptura côncava

Um ponto avermelhado ou brilhante, em forma de carne que é côncavo ou afundado, é uma característica distintiva do molusco contagioso. Pode se espalhar durante o contato íntimo ou sexual.

Papiloma hirsutoide (pápulas penianas peroladas)

Pápulas cor de carne com formato espinhoso. Elas geralmente são encontradas em um anel ao redor do sulco coronário (a borda da cabeça do pênis logo acima do eixo). Elas são benignas, inofensivas e não desaparecem. Não são uma DST e não são contagiosas.

Candidíase

A candidíase é uma infecção pelo fungo candida albicans, que causa manchas vermelhas, inchaço e intensa coceira do pênis. Embora seja mais comum nas mulheres, também pode acontecer em homens e precisa ser tratada com o uso de pomada antifúngica.

Manchas de Fordyce

Com aspecto claro e sutil saliência, podem aparecer na cabeça e tronco do pênis. Essa alteração é quase sempre benigna e, por isso, não deve ser motivo de preocupação. São mais frequentes durante a adolescência. Embora sejam indolores e não estejam relacionados a nenhum problema de saúde, é normal que, por motivos estéticos, quem as têm queira eliminá-las. Para isso, há três opções de procedimentos: cirurgia, uso de pomada ou micropunção.