pedra nos rins sintomas

Os 6 principais sintomas de pedra nos rins

É possível que você já tenha ouvido um relato sobre “uma das maiores dores que existem” quando se sofre com pedra nos rins. De fato, toda essa dor se justifica quando a pedra não é eliminada naturalmente pela urina e se aloja nos canais da uretra, sem conseguir passar e não permitindo que outro líquido também passe.

A consequência é a referida grande dor e sangue na urina, que pode ser resolvido com medicação ou cirurgia. É possível, entretanto, evitar que a condição atinja um ponto extremo, através da identificação dos sintomas iniciais e a sua prevenção.

O que causa as pedras nos rins?

Os rins filtram o sangue e a água do corpo que forma a urina. Com a filtragem, esses órgãos retêm cálcio, oxalato e ácido úrico, que podem ser reabsorvidos pelo organismo. No entanto, quando há muitas moléculas de um desses elementos e eles não conseguem ser dissolvidos, começam a se formar pequenos cristais, que vão se unindo até formarem cálculos.

Eles podem chegar até 2,5 cm e a maior parte é composta pelo cálcio, tal como as pedras na vesícula. O mineral é essencial para a saúde do organismo, mas pode ser consumido exageradamente e causar problemas na sua absorção, que culmina na formação das pedras.

O problema ocorre três vezes mais em homens que mulheres, na idade entre 20 a 40 anos. O consumo de pouco líquido é o mais conhecido como incentivador para a formação de cálculos, assim como o abuso de sal, excesso de cálcio e proteínas, muita transpiração com falta de água para repor, hipertensão e obesidade.

A alimentação é relevante no surgimento das pedras e a primeira ação preventiva é consumir bastante água para evitar a cristalização dos sais presentes nos rins.

6 grandes sintomas de pedra nos rins

Quando a pedra nos rins provoca dor, ela já chegou ao seu auge de danos ao organismo. Na prática, porém, há alguns sintomas que podem alertar para a sua formação e para a realização dos tratamentos mais indicados.

Selecionamos, abaixo, os 6 principais sintomas de pedras nos rins que precisam ser observados, sinalizando para a consulta com um médico:

1. A falta de apetite pode ser sintoma de vários distúrbios, mas um deles é o de pedra nos rins.

2. Observe a cor da urina. Se ela tiver uma tonalidade clara, é um sinal positivo para o sistema urinário. Por outro lado, se tiver tons amarelados intensos e forte odor, indica muita concentração de elementos e possibilidade de haver pedras nos rins.

3. Se houver dor após urinar, pode ser um sinal de pedra nos rins e de desidratação.

4. A presença de pedras nos rins pode causar infecções em outras áreas do organismo, como é o caso da infecção urinária. A febre alta e a dor no corpo também podem ser um indício do problema.

5. Quando o problema já está em evolução, o paciente começa a sentir muitas dores nos rins, que podem confundir com dores nas costas. A dor pode ser súbita e irradiar para os órgãos genitais, sendo acompanhada de suores.

6. Se o rim não está funcionando como deveria por causa das pedras, o organismo testa novas formas de expelir as toxinas – uma delas é através do vômito constante.

Por fim, vale a pena ressaltar que quem consome muito sal na alimentação deve estar atento à doença. Ele está presente em demasia em produtos industrializados como macarrões instantâneos, enlatados e embutidos. Alimentos como carne vermelha, frutos do mar e cerveja, por sua vez, podem aumentar as taxas de ácido úrico, enquanto espinafre, pimenta e nozes podem potencializar os níveis de oxalato.