Pedra nos rins

Conheça os tratamentos para pedra nos rins

A urolitíase, comumente conhecida como pedra nos rins são cristais rígidos que se formam nos rins e podem causar dor severa. Esses cristais podem ser encontrados no trato urinário: bexiga, uretra ou ureteres.

Em quase 90% dos casos, essas pedras se formam dentro de um rim. Seu tamanho é muito variável, podendo ser de alguns milímetros a vários centímetros de diâmetro. A maioria desobstrui os vários dutos do sistema urinário espontaneamente e causa poucos sintomas. No entanto, os ureteres, localizados entre os rins e a bexiga, são canais muito pequenos. Um cálculo formado no rim, que está em trânsito para a bexiga, pode facilmente obstruir um ureter e, assim, causar dor severa, a chamada cólica renal.

Causas

Os cálculos são o resultado da cristalização de sais minerais e ácidos contidos em concentração muito alta na urina. O processo é o mesmo que o observado em água contendo muitos sais minerais: além de certa concentração, os sais começam a cristalizar.

Grande parte da doença poderia ser evitada

Os cálculos renais podem ser uma consequência de muitos fatores. Na maioria das vezes, são devidos à falta de diluição da urina, o que significa um consumo demasiado baixo de água. Uma dieta desequilibrada, rica em açúcar ou proteína, também pode ser a causa.  Mais raramente, uma infecção, alguns medicamentos ou uma doença genética (como a fibrose cística) podem levar à formação de cálculos urinários. Da mesma forma, malformações do trato urinário podem ser um motivo, especialmente em crianças.

Tratamento para pedra nos rins

• Via conservadora – A maioria das pessoas com cólica renal pode ser tratada em casa, com tratamento adequado da dor até a expulsão dos cristais. Pequenos cálculos ureterais de até cerca de quatro milímetros podem ser expelidos espontaneamente com a urina. Para ajudar o processo, o médico geralmente aconselha ingestão de muito líquido (2,5 a 3 litros por dia), se possível, sem cafeína, chá preto e sem refrigerantes açucarados e bebidas com cola e sem bebidas alcoólicas. Também é bastante benéfica a atividade física como subir escadas, dança, agachamentos, etc.
  • Litotripsia extracorpórea – A litotripsia extracorpórea por ondas de choque é um dos principais procedimentos na remoção de cálculos renais e urinários. Ondas de choque, particularmente fortes, geradas por um dispositivo fora do corpo, são direcionadas diretamente para a pedra. Isso a quebra em pedaços pequenos que podem ser removidos ou excretados endoscopicamente.
  • Ureteroscopia – Nesse processo não há incisão, porque somente as formas naturais são usadas. Essa técnica permite o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema urinário. Um ureteroscópio é inserido na uretra, passando pelo ureter, para examinar e remover as pedras.
  • Nefrolitotomia percutânea –  Método utilizado para para remover pedras muito grandes no rim. O procedimento envolve a remoção cirúrgica da pedra no rim,  usando-se pequenos telescópios e instrumentos inseridos através de uma pequena incisão nas costas. O indivíduo recebe anestesia geral durante a cirurgia e permanece internado no hospital por um a dois dias, durante o período de recuperação.