Prostatite

Prostatite: Sintomas, Causas e Tratamento

A prostatite é uma inflamação na próstata muito comum, mas bastante confundida com infecção urinária, por apresentarem sintomas parecidos. Embora a principal causa da doença seja bacteriana,  outros problemas na região também podem desencadeá-la.

O problema pode ser do tipo agudo ou crônico e tem tratamento, mas pode se tornar perigoso pela tendência masculina em negligenciar a saúde. Muitos evitam procurar atendimento médico e podem ter seus sintomas agravados.

Tipos e causas da prostatite

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada entre a bexiga e o reto, com o tamanho aproximado de uma noz. Sua função é produzir um líquido incolor e levemente alcalino, que nutre e protege o espermatozoide, tornando-o mais fluido.

A dor ao urinar e a diminuição da urina são os primeiros sintomas da prostatite, que pode se desenvolver de forma rápida ou lenta conforme sua causa. A principal delas é de natureza bacteriana, consequência da ação das bactérias Escherichia coli e Proteus mirabilis, que são muito frequentes no trato urinário. Há um índice menor de prostatite causada por vírus e fungos.

Para pacientes jovens, a forma mais frequente de contágio é a partir do contato sexual, por haver obstrução prostática, que acentua a disseminação de bactérias clamídias, gonococos e outras. Dificilmente sua transmissão ocorre em homens com mais de 40 anos.

A prostatite tem quatro categorias, aguda, crônica bacteriana, crônica não bacteriana e prostatite inflamatória assintomática.

Na prostatite aguda, a mais frequente, os fatores de risco consistem na ocorrência de infecções urinárias recentes, uso de cateter, presença do vírus HIV, contágio de DST, sexo sem proteção e traumas na região.

Os sintomas são dores ao urinar e no corpo, desconforto muscular, urina escura e com odor forte, calafrios e febre alta.

A prostatite crônica bacteriana acontece quando o tratamento é tardio. Os sintomas são mais amenos que os da aguda.

Já na prostatite crônica não bacteriana, as causas podem ser desde tumores até hemorróidas e não há um tratamento específico, mas analgésicos podem administrados para amenizar as dores.

Tratamento

O tratamento da prostatite é simples e é baseado no uso de antibióticos e analgésicos específicos prescritos pelo médico. Porém, é necessário um atendimento rápido assim que surgirem os primeiros sintomas da doença, para evitar que ela evolua. Em casos mais graves, é preciso internação hospitalar.

O paciente precisa seguir todos os prazos e horários determinados pelo médico referentes ao uso de antibióticos, para que eles realmente causem efeito. Após começar um tratamento com antibióticos, o paciente apresenta uma melhora rápida, que pode camuflar uma cura. Mas se o tratamento não for realizado até o prazo determinado, as bactérias podem sofrer mutações, tornarem-se mais resistentes e piorar o estado do paciente.

Se não for tratada a tempo e adequadamente, a prostatite pode evoluir de aguda para crônica, com alterações nas funções da próstata e possível contaminação das regiões próximas.