sangue no esperma

Sangue no esperma: entenda o que pode significar

A presença de sangue no esperma pode ser um sinal de algum problema de saúde. Embora antes dos 40 anos o sangue no esperma seja raro e não represente  uma grande preocupação, após essa idade, o sangramento pode indicar circunstâncias que inspiram mais cuidado.

Confira, em nosso artigo, quais são as possíveis causas da presença de sangue no esperma.

Pancada na região genital

O principal motivo da presença de sangue no esperma em homens com menos de 40 anos são pancadas ou traumas na região genital. A maior causa de preocupação é que, em quase todos os casos, as pancadas são esquecidas, levando ao sangramento posterior.

Na grande maioria dos casos, o sangramento causado por pancadas para de forma espontânea em dois ou três dias, não sendo necessário um tratamento específico. Porém, quando o sangramento persiste, é necessário fazer exames para identificar a causa do problema.

Inflamação da próstata ou testículos

A inflamação na região genital, mais especificamente na próstata ou nos testículos, é uma das principais causas de sangue no esperma em homens com mais de 40 anos. Geralmente, além do sangue que pode estar presente também na urina, a inflamação causa febre e inchaço.

Nos casos de inflamação na próstata ou nos testículos, é importante que se consulte um urologista o mais rápido possível para que o tratamento tenha início o quanto antes.

Uso de remédios anticoagulantes

Outro fator que pode levar à presença de sangue no esperma é o uso de remédios anticoagulantes, como a aspirina. Isso ocorre porque esses medicamentos podem ocasionar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, o que é capaz de levar ao sangramento junto com a ejaculação.

Assim como no caso de pancadas na região genital, o sangramento causado pelo uso de medicamentos anticoagulantes também para geralmente em dois ou três dias. Caso o problema persista, é importante consultar um médico.

Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis também podem fazer com que apareça sangue no esperma, sendo esse um sinal da infecção por alguma dessas doenças, como herpes ou gonorreia.

No caso de relações sexuais sem preservativos, e sintomas como sangue no esperma ou qualquer outro tipo de corrimento, é importante que sejam feitos exames laboratoriais para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis.

Câncer

Embora seja uma das causas mais raras da presença de sangue no esperma, o câncer pode levar a esse tipo de sangramento, especialmente quando isso acontece com homens com idade superior a 40 anos. Assim, o sangue no esperma pode indicar câncer na bexiga, no testículo ou na próstata, por exemplo.

É importante que, após os 40 anos, sejam feitos exames de rotina para que se identifique o quanto antes a presença de doenças como o câncer.