síndrome uretral

Síndrome uretral: sintomas, causas e tratamentos

A síndrome uretral é uma condição que afeta a uretra – o tubo que se estende da bexiga para o exterior do corpo. A uretra transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Nos homens, ela também transporta o sêmen e se estende por todo o comprimento do pênis. Pessoas com a síndrome têm a uretra inflamada ou irritada. Adultos de qualquer idade podem desenvolver essa condição, que costuma ser mais comum em mulheres.

A alteração apresenta muitos dos sintomas da uretrite, uma infecção e inflamação da uretra. Os sintomas incluem dor abdominal e micção dolorosa frequente. Ambas as condições causam irritação na uretra.

A uretrite, geralmente, se desenvolve pela ação de bactéria ou vírus. A síndrome uretral não tem causas bem definidas. As mais comuns costumam ser problemas físicos com a uretra, como estreitamento anormal, irritação ou lesão uretral.

A síndrome uretral é um problema de longo prazo que causa inchaço ou irritação. Não é devido a uma infecção. Os sintomas são semelhantes aos de uma infecção do trato urinário. Pode melhorar com o envelhecimento, mas pode ser um problema permanente.

O que pode causar irritação na uretra:

• produtos perfumados (perfumes, sabonetes e absorventes higiênicos);
  • géis espermicidas;
  • alimentos e bebidas que contenham cafeína;
  • quimioterapia e radioterapia.

A lesão na uretra pode também ser causada por algumas atividades, como:

• atividade sexual;
  • uso de diafragma;
  • uso de tampão;
  • andar de bicicleta.

A condição é considerada uretrite, no caso de infecção bacteriana ou viral. Em alguns casos, no entanto, os testes não detectam infecção. Se isso acontecer, o médico tratará os sintomas como síndrome uretral.

São fatores que podem aumentar o risco de desenvolver síndrome uretral:

• ter infecções renais ou na bexiga causadas por bactérias;
  • tomar certos medicamentos;
  • fazer sexo sem preservativo;
  • contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Em ambos os sexos, a síndrome uretral pode causar dor abdominal, sensação de pressão no abdômen, senso de urgência para urinar, micção mais frequente, dificuldade para urinar, dor durante a micção, dor durante o sexo e sangue na urina. Alguns sintomas se manifestam apenas em homens: inchaço dos testículos, dor ao ejacular, sangue no sêmen e descarga do pênis.

Diagnóstico e tratamento

O médico perguntará sobre os sintomas, histórico médico e solicitará testes de sangue ou urina. Também são realizados testes urodinâmicos, que mostram quão bem a bexiga pode armazenar e liberar urina. A cistoscopia pode ser um meio utilizado para investigar as causas da doença. Esse é um procedimento que usa um tubo fino, flexível e iluminado com uma pequena câmera para examinar a uretra e a bexiga.

Os médicos podem usar várias abordagens para tratar essa condição. Será necessária mudança de estilo de vida e medicamentos para diminuir a dor ao urinar. Em alguns casos, o médico pode precisar ampliar a uretra por cirurgia ou usando dilatadores. A cirurgia é feita apenas se os sintomas forem causados ​​pela constrição da uretra.

Se a atividade sexual estiver provocando os sintomas, o médico poderá receitar medicamentos para aliviar a dor ou antibiótico. Nesse caso, também pode dilatar a uretra para ampliar a abertura e facilitar a micção com o uso de injeções de esteroides dentro e ao redor da uretra, que diminuem a inflamação. Os exercícios de Kegel também podem ser usados para ajudar a fortalecer os músculos que sustentam a bexiga e o reto e os que são usados para urinar e durante o sexo.