testículo

Caroço no testículo: o que pode ser?

O caroço no testículo, também conhecido como nódulo no testículo, é um sintoma relativamente comum. Pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos.

A grande maioria dos casos de inchaço no escroto é benigna e não deve causar preocupação. Uma ultrassonografia simples geralmente diferencia os casos benignos e cancerígenos. Se o caroço estiver preso à superfície do testículo, provavelmente seja benigno. Nesse caso, só requer tratamento cirúrgico se causar dor ou outros sintomas significativos.

Várias condições podem causar nódulos testiculares ou paratesticulares. Além do câncer, entre as principais causas da alteração podemos citar:

• traumas
  • espermatocele
  • hematocele
  • varicocele
  • epididimite
  • orquite

Tipos de nódulos testiculares

Cisto

Um cisto é uma espécie de bolsa cheia de líquido, que pode parecer um caroço pequeno e duro quando tocado. Os cistos podem se desenvolver em quase qualquer parte do corpo e, geralmente, são inofensivos.

Varicocele

A varicocele é uma área irregular causada por veias inchadas nos testículos. É semelhante a uma veia varicosa que se forma na perna de uma pessoa. Não há definição exata do que causa uma varicocele.

Hidrocele

A coleta de líquidos ao redor de um testículo pode causar um inchaço conhecido como hidrocele. Geralmente, acontece após uma infecção ou lesão nessa área. A hidrocele costuma ser indolor. O inchaço pode afetar um ou ambos os testículos.

Torção testicular

A torção testicular é uma condição médica séria que requer tratamento imediato. Pode acontecer se o fio conectado aos testículos torcer e cortar o suprimento de sangue. Pessoas com torção testicular geralmente experimentam dor severa, que pode ser seguida por vômito e inchaço testicular.

Epididimite

A epididimite é uma condição que pode deixar o epidídimo dolorido e inchado. O epidídimo é um tubo que fica atrás de cada testículo e transporta os espermatozoides. O inchaço pode parecer um caroço. A epididimite também pode causar dor, sensibilidade e calor na pele ao redor dos testículos. Está associada à clamídia, uma doença sexualmente transmissível .

Câncer de testículo

Um nódulo ou inchaço pode ser um dos primeiros sintomas do câncer testicular. A maioria dos tumores não causa dor. O nódulo geralmente se formará na frente ou na lateral de um testículo. Todo o testículo pode parecer mais firme do que o habitual. Um caroço pode se desenvolver dentro do testículo ou logo abaixo da pele. Um testículo pode ficar maior ou inchado. Segundo a American Cancer Society, o câncer testicular não é comum. Apenas cerca de 1 em cada 263 homens sofrerá de câncer testicular. O risco de morte é de 1 em 5.000.

Autoexame

Justamente por não haver dor, na maiorias das vezes, o autoexame é tão importante para diagnóstico precoce de doenças. O autoexame deve ser feito em pé, de preferência após um banho quente. Os testículos devem ser examinados utilizando-se o polegar e o indicador, que percorrerão toda a superfície, exercendo uma pequena pressão à procura de nodulações ou áreas enrijecidas. Uma dor leve pode ser comum durante o procedimento.