Tumor benigno de próstata

Tumor benigno de próstata: sintomas e tratamentos

O tumor benigno de próstata, também conhecido como hiperplasia, refere-se a uma condição em que a próstata aumenta. É normal que aconteça com os homens, à medida que envelhecem, mas não se trata de câncer.

Este artigo para trata dos sintomas e tratamentos em relação a esse tumor. Acompanhe a leitura e fique por dentro dos detalhes.

O que é a hiperplasia?

Uma parte do sistema reprodutor masculino chama-se próstata. É uma pequena glândula que fica sob a bexiga e envolve a uretra. A uretra é uma estrutura fina em forma de tubo pela qual o sêmen e a urina passam.

Juntamente com outras duas glândulas, as vesículas seminais, a próstata produz um fluido que se junta ao esperma para criar o sêmen. Normalmente, a urina flui da bexiga por meio da uretra cercada pela próstata.

A hiperplasia ou tumor benigno da próstata, ocorre quando as células da próstata se multiplicam e essa glândula aumenta. A condição, normalmente, começa a se desenvolver a partir dos 40 anos. Para alguns, o crescimento pode se estabilizar, mas para outros, continua.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas desse tumor benigno geralmente incluem a necessidade de urinar com mais frequência. Como a próstata está aumentada, ela pressiona a bexiga e isso dificulta a retenção da urina. O resultado são idas mais frequentes ao banheiro, inclusive durante a noite.

Os sintomas da hiperplasia podem piorar com o tempo. Não se tornam, porém, necessariamente mais graves com base no tamanho da próstata. Um homem com a próstata significativamente aumentada, por exemplo, pode ter menos sintomas do que um homem a próstata levemente aumentada.

Sintomas adicionais incluem esforço ao urinar e fluxo de urina lento ou fraco. Também pode tornar-se mais difícil iniciar o fluxo de urina e haver problema para esvaziar completamente a bexiga.

O tumor pode se desenvolver, gerando complicações, se não for tratado. Infecção e pedras nos rins podem acontecer, se a bexiga não for completamente esvaziada.

Qual o tratamento para um tumor benigno de próstata?

O tratamento geralmente depende da gravidade dos sintomas. Em alguns casos, nenhum tratamento será necessário. Os médicos podem adotar uma abordagem de esperar para verificar se os sintomas diminuem até sumirem.

Isso envolverá um exame anual da próstata e revisão periódica dos sintomas para determinar se estão piorando.

Sintomas leves também podem ser tratados com mudanças simples no estilo de vida, como evitar álcool e urinar mais vezes durante o dia. Homens com sintomas mais incômodos têm as seguintes opções de tratamento:

Medicação

Diferentes tipos de drogas estão disponíveis, que relaxam o tecido muscular na uretra e no colo da bexiga para melhorar o fluxo de urina. Os efeitos colaterais podem incluir queda da pressão arterial e tontura.

Em alguns casos, a medicação usada para tratar a disfunção erétil, pode ser usada para tratar um tumor benigno. Uma combinação de diferentes medicamentos pode ser mais eficaz, se um tipo não estiver funcionando.

Cirurgia

Quando a medicação não melhora os sintomas, a cirurgia pode ser uma opção. Vários procedimentos cirúrgicos estão disponíveis, podendo ser uma cirurgia minimamente invasiva ou procedimentos mais invasivos.

Ainda que seja um tumor benigno de próstata, é necessário consultar o urologista, se os sintomas aparecerem. É preciso iniciar um tratamento para que o problema não evolua.