Urologista em Goiânia
urologista

Mulher: saiba quando procurar o urologista

Enquanto a ginecologia é uma especialidade exclusiva para as mulheres, já que trata dos órgãos do sistema reprodutor feminino e tudo o mais que faz parte dele, a urologia tende a ser vista como a especialidade direcionada aos cuidados masculinos. Mas não é bem assim, já que o urologista é responsável por tudo relacionado ao trato urinário, incluindo o das mulheres. A especialidade médica relacionada exclusivamente aos órgãos reprodutores masculinos e sua sexualidade é a andrologia.

O urologista tem, em média, 11 anos de preparação, que inclui especialização em urologia e cirurgia geral, fazendo uma interface em quase todas as outras especialidades médicas. Sua atuação abrange não só o atendimento em consultórios para ambos os sexos, mesmo que tradicionalmente seja procurado para exames preventivos masculinos, assim como também faz cirurgias e acompanha pacientes internados.

O urologista e a mulher

Mesmo sendo a andrologia a especialidade que trata de assuntos relativos aos órgãos sexuais e reprodutores masculinos, o mais procurado e conhecido é mesmo o urologista. Em seus consultórios, a grande maioria é de homens que buscam tratamentos para o seu sistema reprodutor e urinário.

Pela sua amplitude no tratamento, que inclui a avaliação e o tratamento de cálculo renal, infecção urinária, incontinência urinária, doenças neurológicas na bexiga, transplante de rim e tumores na próstata, bexiga e rim, além de doenças de infertilidade, se tornou um ato comum a procura de um urologista quando o assunto era a saúde masculina.

Mas também por todas essas possibilidades de tratamento, a especialidade também cuida da saúde da mulher, embora ela ainda a busque em menor número. Um dos maiores trunfos de uma consulta feminina ao urologista é que o diagnóstico de doenças como infecção urinária não seja feito de forma tardia.

O trato urinário feminino inclui rins, bexiga e a uretra, sendo a mulher 50% mais predisposta a infecções urinárias que os homens. A presença de micro-organismos no aparelho urinário da mulher faz com que bactérias, vírus e até fungos se multipliquem e tornem o tratamento mais difícil se não for realizado adequadamente e a tempo.

A ardência na região, urina com sangue, dores e dificuldade de urinar são alguns dos sintomas típicos, que incluem também febre, enjoo e fraqueza. A cistite é um dos problemas decorrentes de uma infecção urinária, quando atinge a bexiga, assim como a pielonefrite ao rim e a uretrite, a uretra. Mas uma infecção urinária pode causar grandes danos à saúde feminina se não for totalmente tratada, com riscos de infeccionar o sangue  e causar danos permanentes nos rins.

A importância de procurar um urologista

Enquanto a maior parte da população brasileira só procura um médico quando já está doente, quando se analisa ambos os sexos, a mulher vai muito mais a um ginecologista para fazer uma consulta de rotina do que um homem ao urologista.

Há uma distinção cultural que torna a mulher muito mais preocupada com a saúde do que o homem, o que a torna mais apta a diagnósticos prematuros e tratamentos mais bem-sucedidos que os homens. Mas a falta de conhecimento dos benefícios de um urologista pode fazer com que ocorram retardos no tratamento de doenças urinárias na mulher, que pode procurar o especialista somente quando o caso já está grave.

É fundamental tornar a consulta a um urologista frequente, tal como a ida num ginecologista, pela tendência muito maior a infecções e até incontinência urinária. Quanto mais cedo for realizado qualquer tratamento na região, maiores serão as chances de cura total e nenhum tipo de sequela.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe