A varicocele é uma doença relativamente comum, que atinge aproximadamente 15% dos homens no mundo inteiro. No Brasil, mais de 2 milhões de novos casos são diagnosticados anualmente.
Varicocele é uma condição caracterizada pela dilatação anormal das veias presentes nos testículos. O problema pode ocorrer por consequência do mau funcionamento das válvulas que integram o sistema venoso. Em determinados casos, tal dilatação é resultado da compressão que alguma estrutura próxima exerce sobre as veias.
Para simplificar, varicoceles são espécies de varizes testiculares que provocam o represamento de sangue circulante na região e leva ao aumento da temperatura testicular. Quer entender mais sobre o assunto e descobrir o que a varicocele tem a ver com infertilidade masculina? Acompanhe!
Qual a ligação entre varicocele e infertilidade masculina?
A varicocele não costuma gerar muitos sintomas, entretanto, ela pode provocar a baixa produção de espermatozóides, reduzir a qualidade do esperma e, consequentemente, comprometer a fertilidade.
Essa doença corresponde à principal e mais conhecida causa de infertilidade masculina. Atualmente afeta 35% dos homens que apresentam infertilidade primária e acomete cerca de 80% do dos homens com infertilidade secundária.
Todo homem com varicocele é infértil?
Absolutamente não. Nem sempre a varicocele causa infertilidade. Há muitos pacientes com o quadro de veias dos testículos dilatadas e espermograma e fertilidade normais. Para esses homens, o único sinal visível da varicocele é um aumento do escroto e eventualmente pode haver dor local. Sua capacidade reprodutiva permanece inalterada.
Vale esclarecer que a informação de que a varicocele provoca impotência não passa de mito, embora a ansiedade por gerar um filho e a insatisfação com a questão da infertilidade podem afetar o psicológico desse homem, aumentar a tensão e prejudicar o desempenho sexual.
Por que a varicocele prejudica a fertilidade?
A varicocele impacta vários mecanismos que se relacionam com a formação dos espermatozóides e pode causar prejuízos em aspectos importantes da espermatogênese. Entre as razões que justificam os danos à fertilidade masculina estão a elevação da temperatura testicular, a estagnação do sangue nas veias, o refluxo de substâncias da glândula adrenal, a redução da concentração intratesticular de oxigênio, entre outras.
Há como corrigir o problema e reverter o quadro?
Como você já sabe, a varicocele é uma causa importante de infertilidade, mas a condição não é irreversível. Ela é tratável! O tratamento da varicocele é cirúrgico. Na operação, o médico individualiza e secciona as veias doentes, a fim de impedir que o sangue circule e acumule no local.
O procedimento é normalmente recomendado para varicoceles com maior gravidade (grau II e II) quando associadas à infertilidade masculina, anormalidades constatadas nos parâmetros seminais e testes funcionais dos espermatozóides.
A correção cirúrgica do quadro de varicocele normalmente é bem sucedida. A melhora nos parâmetros seminais é verificada em 60% dos casos e a taxa de gravidez natural após o tratamento ultrapassa 40%.
Quer saber mais sobre varicocele? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!