vasectomia

7 mitos e verdades sobre a vasectomia

A vasectomia é a cirurgia de esterilização masculina. Ela impede que os espermatozoides viajem dos testículos para o canal da uretra e, por isso, é um método contraceptivo bastante eficaz, na maioria dos casos. Mas é claro que, por se tratar de uma cirurgia, é um procedimento que assusta muitas pessoas. Com o medo surge a desinformação e daí surgem também os mitos.

Para deixar algumas dúvidas de lado, confira minha seleção dos principais mitos (e verdades) cercando a cirurgia.

Vasectomia: mitos e verdades

1. É uma cirurgia complicada

MITO. O procedimento todo é, na verdade, bem simples. A anestesia é local e as incisões feitas são de apenas 1cm, de cada lado do saco escrotal. Geralmente, pode-se seguir com as atividades habituais logo em seguida, sem necessidade de período em repouso. É extremamente mais simples do que a laqueadura, por exemplo, o equivalente feminino dessa esterilização.

1. Há interferência no desempenho sexual

MITO. O procedimento não interfere em nenhuma função sexual. Não há diminuição na libido, nem qualquer disfunção erétil ou mudança na ejaculação. O volume ejaculado, em sua maioria, vem da próstata, então a cirurgia mal o afeta.

1. É reversível

VERDADE. Há uma cirurgia de reversão, mas ela é mais complicada e não possui taxas de sucesso fixas. Se feita em até 5 anos após a vasectomia, há 90% de chance de que o paciente possa ter filhos novamente. Depois desse período, porém, torna-se mais mais difícil. Por isso, mesmo sendo reversível, é importante que o homem tenha certeza do que quer.

1. Aumenta os riscos de câncer de próstata

MITO. Não há qualquer estudo que comprove alguma relação entre as duas coisas.

1. Os espermatozoides ainda são produzidos

VERDADE. O ciclo natural da produção dos espermatozoides não muda. Tudo que acontece é que, ao encontrar o bloqueio feito cirurgicamente, os espermatozoides morrem e são absorvidos pelo corpo novamente. Por isso, o esperma segue saindo sem os espermatozoides nele.

1. Ainda há riscos de gravidez

VERDADE. Nenhum método contraceptivo é 100% eficaz. Nesse caso, entre 2% e 3% dos pacientes apresentam uma falha na cirurgia. Isso pode ser descoberto após cerca de 21 ejaculações, com um exame de espermograma.

Aliás, antes desse exame não é recomendado que outros contraceptivos sejam deixados de lado, já que é possível que ainda existam espermatozoides no ducto deferente que sairão. Ou seja, nada de correr riscos logo após o procedimento.

1. Não há contraindicações

MITO. Não são muitas as contraindicações, mas elas existem: menores de idade e pacientes com distúrbios neurológicos e/ou psicológicos não podem realizar a cirurgia, por não poderem atestar plena consciência do que ela significa.

A vasectomia é uma decisão importante, que deve ser feita após muita reflexão. Mas, se você decidir que é a melhor opção, faça-a sem medo!