verrugas genitais

Verrugas genitais: quais são os tratamentos

O vírus do papiloma humano (HPV) tem como um dos seus principais sintomas pequenas formações cancerosas na pele, ou verrugas, nas áreas genitais. Somente no Brasil, cerca de dois milhões de pessoas anualmente são diagnosticadas com verrugas genitais e HPV, o que faz dessa doença uma das mais comuns do mundo.

As verrugas são, normalmente, úmidas. Podem lembrar o formato de couve-flor ou são pequenos caroços com a cor da própria pele. Podem ser isoladas e únicas ou agrupadas. Costumam ser assintomáticas, ou seja, o infectado não sente nada. Essas verrugas podem aparecer na mucosa masculina, uretra, na região ao redor do ânus ou na mucosa da boca.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a infecção acontece nas partes mais superiores da pele ou de mucosas, gerando o crescimento anormal de células. Estas se agrupam, formando pequenos caroços, ou verrugas. As verrugas podem aparecer em diversas áreas do corpo e, normalmente, não apresentam muitas características diferentes da cor da pele da pessoa. Outras, que merecem atenção especial, podem ser planas, mais escuras que a pele e macias.

No caso do homem, as verrugas genitais costumam aparecer na glande, a parte do pênis conhecida como “cabeça”, e ao redor do ânus. A possibilidade de evoluírem para câncer, por complicações, é pequena.

Transmissão e diagnóstico

Como toda DST, as verrugas genitais são causadas pelo contato direto da pele com a pele de outra pessoa infectada com a variação do HPV que as causou. Existem cerca de 40 tipos virais diferentes de HPV que afetam a área genital e causam o incômodo das verrugas. Apesar disso, é bem comum que o sistema imunológico do corpo humano, que tem a função de defesa, mate o vírus antes que ele se prolifere e cause a doença.

Visivelmente aparente, não é necessário que seja feito um exame médico para definir a ocorrência de verrugas genitais, mas existem casos em que elas são tão pequenas que não podem ser vistas sem o auxílio de aparelhos médicos.

Nem toda verruga é, necessariamente, causada pelo HPV. Na incidência de verrugas genitais, deve-se consultar um médico para que sejam feitos os exames necessários para o diagnóstico da doença e orientações sobre o melhor tratamento.

Tratamento

Uma vez que as verrugas não têm cura, o infectado precisará conviver para sempre com as consequências da doença. O tratamento pode auxiliar o homem a viver uma vida saudável, sem se incomodar com a presença constante de verrugas no pênis.

Por se tratar de uma doença extremamente comum, o tratamento é bastante difundido. Os medicamentos amenizam a situação, eliminando as verrugas, mas o vírus permanece no organismo.

O tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um dermatologista ou um urologista. Normalmente prescrevem pomada de uso tópico, ou seja, para aplicação diretamente na pele. A aplicação de injeção com medicamento diretamente nas verrugas é outro possível meio de tratamento, porém, não muito comum. Pode-se, ainda, haver uma pequena intervenção cirúrgica que retira todas as verrugas da área afetada.

Existem diversos meios de tratamento que prometem acabar com o incômodo das verrugas genitais. Alguns, inclusive, ensinam dicas caseiras de remédios fabricados com a mistura de plantas e óleos. Eles podem ser efetivos, mas podem causar efeitos colaterais ou interferência com o uso de outros medicamentos, por isso não são comumente aconselhados pela maioria dos médicos.