Basta uma pesquisa rápida na internet para se assustar quanto a fatores de riscos que levam a sérias doenças – como é o caso da fimose em relação ao câncer de pênis, assunto deste artigo. Não à toa, os médicos especialistas na saúde do homem frequentemente recebem questionamentos sobre a relação entre essas duas condições, após pesquisas encontradas em sites de saúde nem sempre especializados e de procedência duvidosa.
Pensando em dar uma resposta à preocupação de tantos, trouxemos neste artigo a verdadeira relação entre a fimose e o câncer de pênis. Vamos conferir?
Algumas informações básicas
Antes de tudo, vamos à definição de fimose, uma condição em que o anel prepucial é mais apertado, tornando impossível o ato de puxar o orifício para colocá-lo sobre a glande peniana. Isso acaba diminuindo a exposição do órgão.
Falando agora sobre o câncer de pênis, vale o destaque de que a doença é rara em países desenvolvidos, uma vez que sua relação é quase que direta com baixas condições socioeconômicas e higienização errônea na área.
Uma das causas mais expressivas do câncer de pênis diz respeito ao acúmulo de micro-organismos (tais como bactérias e vírus) e demais componentes oleosos na glande, ou melhor, na região que fica aos arredores da cabeça do pênis. Essa secreção, conhecida pela comunidade médica como esmegma, gera uma inflamação local que altera a atividade das células, sendo este um fator de risco elevado para o surgimento de tumores no pênis. E é também daí que vem a relação entre a doença e a fimose.
Sendo assim, no caso de homens que não realizam a higiene no local corretamente, há maior risco de desenvolvimento do câncer de pênis. É provado pela comunidade médica que as crianças que logo nos primeiros anos de vida são submetidas ao procedimento cirúrgico de circuncisão, que remove a pele do prepúcio, têm chances mais baixas de desenvolver a doença.
Diante da exposição dos fatos, vamos ao esclarecimento final: o fator de risco que deve ser associado ao câncer de pênis não é a fimose, mas sim, a falta de higienização correta do pênis.
Como evitar, então, a doença?
Para diminuir os riscos de desenvolvimento de câncer de pênis, os homens devem:
- Higienizar bem o pênis, lavando-o corretamente todos os dias;
- Expor sempre a glande para limpá-la sistematicamente, uma vez que os micro-organismos e oleosidades sempre se acumulam na região;
- Usar camisinha durante as relações sexuais;
- Para homens com fimose, o recomendado é agendar a realização da postectomia, que nada mais é do que a cirurgia de tratamento da fimose, muito rápida, simples e sem complicações.
Sem mais sustos: agora você já sabe qual é a verdadeira relação entre a fimose e o câncer de pênis.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!